sábado, 26 de junho de 2010

A Parte mais importante

"Quando eu era muito jovem, a minha mãe perguntou-me qual era a parte mais importante do corpo.
Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse:
- As orelhas, mãe. Ela disse:
- Não. Muitas pessoas são surdas. Mas continua a pensar sobre este assunto. Noutra oportunidade eu volto a perguntar-te.
Algum tempo se passou até que minha mãe me perguntou outra vez. Desde que fiz minha primeira tentativa, eu imaginava ter encontrado a resposta correcta.
Assim, desta vez eu disse-lhe:
- Mãe, a visão é muito importante para todos, então devem ser os olhos. Ela olhou-me e disse:
- Tu estás a aprender rápido, mas a resposta ainda não está correcta porque há muitas pessoas que são cegas.
Errei outra vez.
Eu continuei a minha procura pelo conhecimento ao longo do tempo e a minha mãe perguntou-me várias vezes e a resposta dela era sempre:
- Não. Mas tu estás a ficar mais esperta a cada ano.
Então, um dia, o meu avô morreu. Todos estavam tristes. Todos choravam. Até mesmo o meu pai chorou. Eu recordo-me bem porque tinha sido apenas a segunda vez que eu o via chorar.
A minha mãe olhou para mim quando fui dar o meu adeus final ao vovô. Ela perguntou-me:
- Tu já sabes qual é a parte do corpo mais importante?
Eu fiquei meia chocada por ela me fazer aquela pergunta naquele momento.
Eu sempre achei que era apenas um jogo entre nós duas.
Ao observar que eu estava confusa, ela disse-me:
- Esta pergunta é muito importante. Mostra como tu viveste realmente a tua vida. Para cada parte do corpo que tu citaste no passado, eu disse-te que estavas errada e eu dei-te um exemplo que justificava. Mas hoje é o dia que tu necessitas aprender esta importante lição.
Ela olhou-me de um jeito que somente uma mãe pode fazer.
Eu vi lágrimas nos seus olhos. Ela disse:
- Minha querida, a parte do corpo mais importante é o teu ombro.
Eu perguntei:
- Porque eles sustentam a minha cabeça?
Ela respondeu:
- Não, é porque pode apoiar a cabeça de um amigo ou de alguém amado quando eles choram. Todos precisam de um ombro para chorar em algum momento da sua vida. Eu espero que tu tenhas bastante amor e amigos e que tenhas sempre um ombro para chorarem quando precisarem.
Então eu descobri que a parte do corpo mais importante não é egoísta. É ser “simpático” à dor dos outros.
E, para completar, em algum lugar eu li:

“As pessoas se esquecerão do que tu disseste… as pessoas se esquecerão do que tu fizeste… mas as pessoas nunca se esquecerão de como tu as fizeste sentir. Os bons amigos são como estrelas… que tu nem sempre as vês, mas sabes que sempre estão lá.”PENSE NISSO E TENHA UM BOOM DIIA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário