quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tente primeiro entender

Usar esta estratégia é pegar um atalho para se tornar uma pessoa mais satisfeita (e provavelmente mais eficiente)

“Tentar primeiro entender” implica, essencialmente, que você deve se mostrar mais interessado e compreensivo com relação aos outros, do que em os outros o entendam.

Significa entender plenamente a idéia de que se você quer qualidade, ou realizar a comunicação que é tão vital para você e para os outros, entender as outras pessoas deve ser a regra número um.

Quando você entende de onde as pessoas vêm, o que estão tentando dizer, o que é importante para elas, e assim por diante, ser entendido torna-se uma conseqüência natural.

Simplesmente acontece sem nenhum esforço. Quando pretende reverter esse processo, no entanto (que é o que a maioria de nós faz a maior parte do tempo), você está colocando o carro adiante dos bois.

Quando você tenta ser entendido antes de entender, o esforço exercido será sentido por você e pela pessoa ou pessoas que você quer atingir.

A comunicação se romperá, e você terá em mãos uma batalha entre dois egos.

Tentar entender primeiro não tem muita relação com quem está certo ou errado.

É na verdade, uma filosofia de efetiva comunicação. Quando você praticar essa estratégia, vai reparar que as pessoas com quem se comunica se sentirão ouvidas, apreciadas e entendidas.

Isso se traduzirá em relações melhores e mais amorosas. PENSE NISSO E TENHA UM EXCELENTE DIIA!!!

2 comentários:

  1. Ola, Sandra. Eh com um sorriso no rosto e dedos animados que digito esse pequeno comentário dirigido a você, essa brilhante pessoa. Infelizmente, não ha conheço, moro em Caruaru-PE e vi seu blog atraves de uma busca no google para encontrar msgs de força para meus colegas de curso de Informática para Internet, pela IFPE. Então achei a msg OS TRES CONSELHOS esplêndida, e através dela as demais. Fiquei seu fan. Peguei essa msg e passei para o blog do nosso curso que é direcionado para os alunos da instituição. Então, saiba que estou sempre aqui lendo suas msgs, alias tantos as postas diariamente quanto as outras mais antiga que ainda não li. Um grande abç e tenha muita saude e felicidades para passar energia para gente. Xerao.

    ResponderExcluir
  2. Queriido adoreei seu comentário e me deixou muito feliz saber que minhas mensagens são utilizadas para ajudar as pessoas,e quando precisá-las pode copiar pra mim é uma honra...elas são extraídas de emails que recebo de amigos e de sites relacionados;Muito obrigada se quiser deixar email para contato,fique a vontade.Grande beeijo;

    ResponderExcluir